O Monte Elbrus está localizado na Rússia, na parte ocidental da Cordilheira do Cáucaso, próximo a fronteira com a Geórgia. Trata-se de um estratovulcão extinto, que possui duas belas cúpulas vulcânicas inativas, sendo que a mais alta delas (cume oeste), se eleva até a altitude de 5.642m, fazendo desta a montanha mais alta de todo o continente europeu.

O Elbrus é uma excelente opção para aqueles que desejam ter uma experiência em alta montanha nevada. Muito embora não apresente maiores dificuldades técnicas em sua ascensão, e por conta disso seja uma montanha acessível para iniciantes em montanhismo, a escalada demanda de um preparo físico considerável, principalmente devido ao seu longo e exigente dia de cume.

A primeira parte de nossa experiência começará em Moscou, a moderna e cosmopolita capital da Rússia, rica em cultura e história, onde ficaremos duas noites hospedados em um confortável hotel 4 estrelas e teremos um dia livre para passeios pela cidade.

Depois rumaremos em avião para a cidade de Mineralnye Vody, de onde nos deslocaremos em transporte privado até um vilarejo de montanha chamado Terksol (2.200m), localizado nos pés do Cáucaso, que será a nossa base para as caminhadas de aclimatação, antes de partirmos para a escalada rumo ao Topo da Europa.

Dia 01 – Chegada à Moscou
Recepção no aeroporto de Moscou e traslado até o nosso hotel, localizado no coração de Moscou. Encontro com o líder e demais membros da expedição e restante do dia livre, para nos recuperarmos da longa viagem e nos adaptarmos ao fuso horário local.
Pernoite em hotel.
Dia 02 – Moscou - Dia livre para passeios na cidade
Após o café da manhã, teremos o dia livre para passeios em Moscou. À noite, o líder da expedição irá revisar, com cada um dos participantes, todo o material e equipamentos trazidos para a expedição, de acordo com a lista recomendada. Em Terskol, teremos a oportunidade de comprar ou alugar algum item faltante.
Café da Manhã. Pernoite em hotel.
Dia 03 - Moscou – Voo para Mineralnye Vody – Traslado para Terskol (2.200m)
AApós o café da manhã, sairemos logo cedo do nosso hotel em transfer privado para o Aeroporto de Moscou, de onde tomaremos um voo doméstico até Mineralnye Vody e de lá outro transfer privado até Terskol, um vilarejo de montanha situado a 2.200m de altitude, nos pés da Cordilheira do Cáucaso. Em Terskol, nos hospedaremos em um simpático e agradável hotel 3 estrelas, com pensão completa. À noite, realizaremos um briefing sobre o programa da expedição e sobre como serão os nossos próximos dias na montanha.
Café da Manhã e Janta. Pernoite em hotel.
Dia 04 – Terskol (2.200m)- Mt. Cheget (3.600m)- Terskol (2.200m)
Dia de aclimatação. Sairemos do hotel após o café da manhã, e iremos caminhando até o vilarejo de Cheget, onde inicialmente tomaremos um teleférico (cadeirinhas) e depois seguiremos caminhando rumo ao nosso objetivo do dia: o cume do Mt. Cheget, a 3.600m de altitude. Depois de descansarmos por alguns minutos no topo, apreciando as belas vistas do Mt. Elbrus que se podem observar lá de cima, desceremos novamente até Cheget e retornaremos ao nosso hotel. Nesse dia também teremos a oportunidade de visitarmos uma loja de equipamentos de montanha, caso necessitemos comprar ou alugar algum item. Previsão de chegada no hotel entre 16h-17h, para em seguida jantarmos e descansarmos.
Café da Manhã, Almoço (lanche) e Janta. Pernoite em hotel.
Dia 05 – Terskol (2.200m)- Priut-11 Hut (4.100m)- Terskol (2.200m)
Dia de aclimatação. Sairemos do hotel logo após o café da manhã e subiremos em teleférico (cabines e cadeirinhas) até a Estação Garabashi, no Elbrus, a 3.800m de altitude, local onde estão situados os Barrel Huts (refúgios). A partir dos Barrels, o terreno começa a ser de gelo e neve propriamente dito. Depois de aproximadamente 1h de caminhada chegaremos a um refúgio de montanha chamado Priut-11 Hut (4.100m), nosso objetivo do dia. Retornaremos em seguida ao vilarejo, onde teremos um merecido almoço em um restaurante / Café local.
Café da Manhã, Almoço e Janta. Pernoite em hotel.
Dia 06 – Terskol (2.200m)- 4.300m- Barrel Hut (3.800m)

Dia de aclimatação e partida para a montanha. Sairemos do nosso hotel após o café da manhã com todo o nosso equipamento de montanhismo. É possível deixar em um guarda-volumes, no hotel, todos demais itens que não serão necessários na montanha. Subiremos que teleférico até os Barrel Hut (3.800m), que será o nosso campo base durante toda a nossa estadia no Elbrus. Depois de nos instalarmos em nosso refúgio, subiremos até o começo de uma formação rochosa chamada Pastuckhov Rocks, a aproximadamente 4.300m de altitude para uma caminhada de aclimatação, e retornaremos ao refúgio. Nesse dia também receberemos um treinamento técnico básico sobre o uso dos equipamentos necessários para o dia de cume, tais como: piolet, crampons, cordas-fixas, cadeirinha, etc.

Os barrels são equipados com camas individuais (em beliches), luz elétrica, tomadas para recarga de eletrônicos e aquecedores elétricos. A cozinha, refeitório e os banheiros se encontram em instalações separadas, ao lado dos dormitórios.

Café da Manhã, Almoço (lanche) e Janta. Pernoite em refúgio de montanha.
Dia 07 –Barrel Hut (3.800m) – 5.000m- Barrel Hut (3.800m)
Dando continuidade ao nosso processo de aclimatação, cuja melhor técnica para acostumar os nossos organismos à altitude é “escalar alto e dormir baixo”, hoje subiremos até um ponto acima das Pastuckhov Rocks, a aproximadamente 5.000m, para depois retornarmos ao conforto do nosso refúgio.
Café da Manhã, Almoço (lanche) e Janta. Pernoite em refúgio de montanha.
Dia 08 – Barrel Hut (3.800m) - Dia de descanso para o ataque ao cume
Esse dia será importante para descansarmos, organizarmos nossa mochila e nos concentrarmos visando o ataque ao cume no dia seguinte. Eventualmente realizaremos uma curta caminhada nas redondezas e/ou repassaremos o treinamento básico de uso que equipamentos técnicos na montanha.
Café da Manhã, Almoço e Janta. Pernoite em refúgio de montanha.
Dia 09 – Barrel Hut (3.800m) – Cume (5.642m) - Barrel Hut (3.800m)
Chegou o grande dia! Nos despertaremos no meio da madrugada (~2:00am) e partiremos em snow-cat (trator de neve) do Barrel Hut logo após o café da manhã (~3:00am), para a nossa jornada rumo ao topo da Europa. O snow-cat nos deixará a 4.700m (parte superior das Pastuckhov Rocks) e isto nos fará economizar cerca de 2h de caminhada e principalmente muita energia. De lá, seguiremos caminhando rumo ao cume. A sensação de se chegar a 5.642m e colocar os pés no ponto culminante do continente europeu, é indescritível. Assim como a vista que podemos apreciar das montanhas nevadas da Cordilheira do Cáucaso. O tempo total estimado de atividade neste dia é de 10-12h, entre subida e retorno aos Barrels.
Café da Manhã, Almoço (lanche) e Janta. Pernoite em refúgio de montanha.
Dia 10 – Barrel Hut (3.800m) – Terskol (2.200m) ou Dia 1 de contingência para ataque ao cume (*)
No caso de havermos realizado o ataque ao cume no dia anterior, desceremos pela manhã para o vale, para o conforto do nosso hotel em Terskol, onde teremos a oportunidade de tomarmos um bom banho, almoçarmos, descansarmos e celebrarmos com o grupo os momentos únicos vividos durante a expedição. Em caso de não havermos realizado o ataque ao cume no dia anterior (por questões climáticas ou por condições físicas do grupo), esse poderá ser utilizado como dia de contingência para essa finalidade.
Café da Manhã, Almoço e Janta. Pernoite em hotel ou refúgio de montanha.
Dia 11 –Dia livre em Terskol (2.200m) ou Dia 2 de contingência para ataque ao cume (*)
No caso de havermos realizado o ataque ao cume nos dias 9 ou 10 da expedição, teremos esse dia livre, para descanso, passeios, compras, etc, no vilarejo de Terskol. Opcionalmente, podemos apoiar na logística para passeios em outros vilarejos / cidades vizinhas (Ex: Kislovodsk), não incluídos no roteiro. Esse dia também poderá ser utilizado como dia de contingência para ataque ao cume, caso não tenhamos realizado a tentativa nos dias 9 ou 10 da expedição. Entretanto, a condição para utilizarmos este dia de contingência é que, após a chegada ao cume, desçamos para o vale no mesmo dia, já que no dia seguinte teremos o nosso transporte para Mineralnye Vody logo cedo, pela manhã. Considerando-se a exigência física e o desgaste que isso implica, caberá ao líder da expedição avaliar as condições do grupo e tomar a decisão.
Café da Manhã, Almoço e Janta. Pernoite em hotel.
Dia 12 –Terskol (2.200m) – Mineralnye Vody - Moscou
Café da manhã, traslado até o aeroporto e voo até Moscou.
Café da Manhã. Pernoite em hotel.
Dia 13 – Voo de retorno ao Brasil
Traslado até o aeroporto e voo de volta ao Brasil.
Café da Manhã.
NOTAS IMPORTANTES:
1) O itinerário estará sujeito a alterações devido a condições climáticas, aspectos físicos dos participantes e situações administrativas e/ou políticas que possam ocorrer.
2) (*) Em relação aos dias de contingência previstos no itinerário, cabe salientar que em nosso roteiro está incluída somente 01 (uma) tentativa de ataque ao cume. Os dias de contingência podem ser utilizados, sem custo adicional, somente no caso de não ser possível realizar o ataque ao cume nos dias inicialmente previstos no roteiro.

ROTA DE ATAQUE AO CUME DO MONTE ELBRUS

➥ DATAS PARA 2019
DATA DE INÍCIO DA EXPEDIÇÃO EM MOSCOU (dia 1): 11/08/2019
DATA DE TÉRMINO DA EXPEDIÇÃO EM MOSCOU (dia 13): 23/08/2019
➥ DATAS PARA 2020
DATA DE INÍCIO DA EXPEDIÇÃO EM MOSCOU (dia 1): 06/09/2020
DATA DE TÉRMINO DA EXPEDIÇÃO EM MOSCOU (dia 13): 18/09/2020
➥ PREÇO

Parte Terrestre: EUR 2.950,00 por pessoa, para grupos de no mínimo 04 pessoas.

➥ FORMA DE PAGAMENTO:
Consulte-nos sobre condições de pagamento parcelado no cartão de crédito, depósito/transferência bancária e/ou condições especiais, conforme a sua necessidade.
Obs: Os valores serão convertidos pelo Euro Venda do dia do pagamento. Para consultar a taxa de câmbio, acesse: https://www.melhorcambio.com/euro-hoje e selecione a cotação do dia, para a cidade de São Paulo.
O preço inclui:
- Traslados aeroporto-hotel-aeroporto em Moscou, na chegada e saída (caso o voo internacional ocorra na mesma data prevista no itinerário);
- Traslados hotel-aeroporto-hotel em Moscou, na ida e na volta de Mineralnye Vody;
- Traslados Aeroporto Mineralnye Vody - Terskol (ida e volta). Traslados em Terskol e Cheget.
- 03 (três) noites de hotel 4 estrelas (quarto duplo) em Moscou, com café da manhã - Hotel Izmailovo Alfa ou similar;
- 04 (quatro) ou 05 (cinco) noites de hotel 3 estrelas (quarto duplo) em Terskol, com pensão completa (café da manhã, almoço e janta) - Hotel Semerka ou similar. https://www.booking.com/hotel/ru/semerka.pt-br.html;
- Pernoite e pensão completa nos refúgios de montanha;
- Líder / Guia de Expedição Brasileiro Especializado (Cristiano Müller);
- Guias locais aptos para comunicarem-se em inglês (proporção de 1 guia / cada 3 clientes);
- Kit de primeiros socorros e oxímetro (de propriedade do guia);
- Voos internos Moscou - Mineralnye Vody - Moscou (incluindo tx. de embarque);
- Taxas de acesso ao Parque Nacional;
- Todos os ingressos / tickets referentes às viagens de Teleférico mencionadas no roteiro;
- Snow-cat de subida para Patuskhov Rocks – 4.700m (sempre que o tempo permitir);
- Certificado de Participação emitido pela No Topo do Mundo;
- Camiseta da No Topo do Mundo;
- Equipamentos de grupo necessários na montanha: cordas, parafusos de gelo, etc;
- Suporte para compra e conferência de equipamentos individuais antes e durante a expedição.
Não incluído no preço:
- Passagens aéreas e taxas de embarque internacionais;
- Roupas e equipamentos individuais de montanha;
- Gorjetas para o staff (guias, cozinheiros);
- Seguro de viagem / médico / resgate ou de vida;
- Refeições em Moscou e as que não estiverem mencionadas no roteiro;
- Custos para o city-tour em Moscou (opcional);
- Despesas com visto de entrada, caso aplicável (Brasileiros atualmente não necessitam de visto prévio para ingressar na Rússia);
- Transfer in/out se o voo internacional for em data diferente do itinerário.
- Em caso de volta antecipada / abandono da expedição, por motivos pessoais ou médicos, os gastos serão por conta do participante;
➥ DIFERENCIAIS NO TOPO DO MUNDO EM RELAÇÃO À ESTA EXPEDIÇÃO:
1 - Melhor relação custo-benefício, oferecendo um preço extremamente competitivo e um dos pacotes mais completos do mercado;
2 - Expedição liderada por Cristiano Müller, 16o brasileiro a escalar o Mt. Everest e alpinista profissional com mais de 6 anos de experiência, tendo realizado dezenas de expedições em 10 países e 5 continentes;
3 - Oferecemos 02 (dois) dias de contingência / reserva para ataque ao cume do Elbrus, aumentando significativamente as nossas chances de sucesso;
4 - Programa de aclimatação desenhado cuidadosamente para garantir uma melhor adaptação à altitude, minimizando riscos e igualmente aumentando as chances de sucesso;
5 - Excelente logística local durante a viagem (hotel, alimentação e transporte), com a garantia e excelência “No Topo do Mundo” de qualidade em relação aos serviços prestados;
6 - Assistência técnica personalizada antes da expedição para: compra / aluguel de equipamentos, passagens aéreas, seguros, etc.
1 – Qual o nível de exigência física para esta expedição? Há algum pré-requisito?

Apesar da escalada do Elbrus ser uma experiência emocionante, você não precisa ser uma atleta de elite para encará-la. Qualquer pessoa em boas condições de saúde, em um bom nível de preparação física e principalmente com uma boa dose de motivação, tem totais condições de fazer esta montanha. Não é necessária nenhuma experiência técnica prévia em escalada, já que durante a expedição, realizaremos um treinamento básico sobre como utilizar os equipamentos técnicos de alpinismo que necessitaremos, principalmente no dia de ataque ao cume.

Embora a questão da altitude deva ser considerada, o nosso programa foi desenhado visando proporcionar ao montanhista um processo de aclimatação tranquilo e eficiente, baseado na técnica de “escalar alto e dormir baixo”, que é comprovadamente a que mais funciona quando se fala de altitude. Nosso itinerário também prevê um dia de descanso antes de realizarmos o ataque ao cume, que será fundamental para que tenhamos forças suficientes para encararmos a longa jornada de subir ao topo da montanha e retornar ao campo base.

Como preparação para a expedição, recomendamos principalmente treinos aeróbicos, como caminhada e bicicleta, preferentemente alternando as atividades entre terreno plano e inclinado. Para aquelas pessoas que moram em grandes cidades e que tem dificuldades em encontrar lugares para fazer trilhas ou caminhar em terrenos inclinados e acidentados, uma boa sugestão é subir escadas de prédios.

Opcionalmente, caso seja de seu interesse, temos parceria com alguns profissionais da área de Ed. Física que podem lhe ajudar a definir um plano de treinamento específico e customizado para as suas necessidades, considerando suas condições físicas atuais e os requisitos necessários para encarar este desafio.

2 – Qual é o nível de conforto que teremos durante a expedição?
Em Moscou pernoitaremos em um confortável e muito bem localizado hotel 4 estrelas. Em Terskol ficaremos em um simpático e agradável hotel 3 estrelas, com pensão completa. Na montanha, nos hospedaremos nos Barrel Huts (refúgios de montanha), equipados com camas com colchões (beliches), onde compartilharemos o espaço com os demais integrantes do grupo. O refúgio também dispõe de luz elétrica, tomadas para recarga de eletrônicos e aquecedor elétrico (calefação). Também teremos banheiro e refeitório instalados ao lado dos dormitórios. A alimentação fornecida será de qualidade, com opções variadas e balanceadas. As refeições serão preparadas por cozinheiros exclusivos de nossa expedição. As acomodações em Moscou e Terskol serão em quartos duplos (divididos com um companheiro de expedição). Se você prefere ficar em um quarto sozinho, consulte-nos sobre esta opção.
3 – Quanto de dinheiro devo levar?
Você necessitará levar pelo menos o suficiente para cobrir os seguintes gastos, não incluídos em nosso programa:
  • Refeições em Moscou (almoços e jantas): acreditamos que um total de 150 USD seja suficiente para cobrir as despesas com alimentação durante os dias que estaremos em Moscou. Lembre-se de considerar os dias extras, caso você chegue antes e/ou vá embora depois das datas estabelecidas no programa.
  • Gorjetas: No Elbrus, é costume e tradição dar gorjetas ao staff que participa da expedição (guias, cozinheiro e ajudante). Recomendamos um valor de aprox. 100 USD / participante, dependendo do tamanho do nosso grupo e do staff.
  • Outros gastos: caso você necessite comprar ou alugar equipamentos em Terskol, não esqueça de levar algo a mais de dinheiro para esta finalidade. O mesmo vale para quem desejar realizar passeios em Moscou (City Tour) e em Terskol após a expedição, assim como comprar souvenires ou artesanatos.
  • Recomendamos a troca (câmbio) de parte do dinheiro por moeda local (Rublo Russo - RUB), principalmente para os gastos em Moscou. Esse câmbio pode ser realizado na própria recepção do nosso hotel.
Além de dinheiro em espécie, recomendamos também que o participante tenha em mãos um cartão de crédito internacional para qualquer eventualidade - não esqueça de habilitá-lo junto ao seu banco, antes de sair do país.
4 – Como funciona o fornecimento de água na montanha?
Nós forneceremos água fresca e tratada para o seu consumo durante a expedição.
5 – Por que é obrigatório adquirir o seguro internacional de viagem?
Para não correr riscos desnecessários fora de seu país durante uma viagem internacional que envolve situações que eventualmente possam estar fora do nosso controle. O seguro deve preferencialmente cobrir esportes de inverno com resgate em helicóptero, assim o praticante estará totalmente amparado.
6 – E em relação a doenças?
O cuidado com a higiene é fundamental para concluirmos a nossa expedição saudáveis. Lavar as mãos ou utilizar gel antisséptico antes das refeições e após ir ao banheiro, são algumas dicas que ajudam a evitar que contraiamos qualquer doença. Não temos registros de doenças contraídas neste tipo de expedição, a não ser eventuais alergias ou problemas respiratórios que eventualmente podem surgir em alguns participantes em função do ar rarefeito.
7 – Por quantos guias será composta a nossa expedição?
A nosso grupo será composto de um Guia Brasileiro de Montanha Especializado (Cristiano Müller), e pelo menos um guia local apto para comunicar-se em inglês. Teremos uma proporção de no mínimo 1 guia para cada cada 3 participantes.
8 – Quantos integrantes haverá no nosso grupo?
Nosso grupo terá um mínimo de 4 e um máximo de 12 participantes.
9 – Qual o peso aproximado da minha mochila durante a expedição?
Para a expedição ao Campo Base do Everest recomendamos o uso de uma mochila de Ataque (de 35 a 50 litros). A nossa mochila conterá somente a água, alguns snacks ou lanche, vestimenta para o dia (anorak, luvas, óculos / goggles), máquina fotográfica e filtro solar / protetor labial, de forma que seu peso não deveria superar 8-10kg (no máximo). Os demais materiais não necessários à escalada, ficarão guardados em nossos duffle-bags (marinheira), no refúgio. Outros objetos de uso pessoal também podem ser carregados pelo participante, sempre com a atenção de não carregar peso desnecessariamente.
10 – Posso comprar ou alugar algum equipamento que não possua, lá no Rússia?
Sim. Em Terskol é possível comprar ou alugar praticamente todo equipamento que o cliente necessitar (principalmente os técnicos) para a expedição e que eventualmente não tiver trazido do Brasil. O líder da expedição lhe prestará todo o suporte técnico para realizar esta compra / aluguel. Caso tenha dúvidas sobre o seu equipamento, antes de sair do Brasil, igualmente estamos à disposição para auxiliá-lo a esclarecê-las.
11 – Posso deixar coisas no hotel em Terskol?
Sim. Em Terskol poderemos deixar em nosso hotel todas as roupas / objetos que não utilizaremos na montanha, devidamente guardados dentro de uma mala/bolsa/sacola, no guarda-volumes do hotel.
12 – Posso levar algum alimento de casa?
No caso desta expedição todas as refeições serão fornecidas por nós, portanto, não há necessidade alguma de levar alimentos de casa. De qualquer forma, não há restrições (além do peso), caso o participante deseje levar algum snack de sua preferência, como por exemplo chocolates, barras energéticas, géis, etc.
13 – Quando preciso comprar a minha passagem aérea?
Com o máximo de antecedência possível, assim que confirmada a sua participação na expedição.
14 – Há comunicação durante a expedição? Como faço para que minha família possa acompanhar a minha aventura?

Em nossos hotéis teremos acesso à internet por wi-fi. Na montanha, há a possibilidade de comprarmos um chip local de telefone celular, da empresa MTS, através da qual dispomos de sinal 3G (dependendo das condições climáticas), nos barrels e em algumas partes da montanha.

Sempre que possível realizaremos posts em nossa página no Facebook e Instagram, atualizando os nossos seguidores sobre o andamento da expedição.

15 – O que acontece se eu tiver que desistir da expedição mais cedo?
No caso de desistência, dependendo do local onde ela ocorrer, o participante deverá entrar em contato com o Guia e ver quais são as possibilidades e combinar a forma de retorno para base mais próxima e/ou ao Brasil.
Durante a escalada, caso do cliente deseje voltar para a base mais próxima e/ou Brasil, este será acompanhado por um guia e receberá toda a assistência necessária para realizar o seu retorno com sucesso. Neste caso, todos os gastos gerados por essa desistência, tais como transportes, estadia e alimentação deverão ser todos pagos separadamente pelo cliente.
16 – Como faço para ir ao banheiro durante a expedição?
Dispomos de banheiros com latrinas, localizados ao lado dos barrels.
17 – Como é o clima durante a expedição?
O Elbrus é considerado como uma montanha bastante fria. Durante a escalada, as temperaturas podem oscilar entre 10oC positivos, até 10oC negativos, principalmente nos lugares com maior altitude. A sensação térmica pode ser de temperaturas ainda mais baixas, dependendo do vento. Por outro lado, dentro do refúgio dificilmente teremos temperaturas abaixo de 0oC.
No vale, durante as caminhadas de aclimatação, as temperaturas são geralmente são agradáveis durante o dia, girando em torno de 15-25 °C, baixando ligeiramente à noite.
18 – A No Topo do Mundo carrega oxímetro e oxigênio suplementar, em suas expedições?
A No Topo do Mundo possui um oxímetro para acompanhar o monitoramento da aclimatação dos integrantes da expedição. O uso do oxigênio suplementar durante a escalada é restrito aos casos de emergência. A necessidade de oxigênio suplementar é restrita às escaladas de montanhas com mais de 8.000m de altitude.
19 – Necessito de visto para entrar na Rússia ou licença para escalar a montanha?
Brasileiros atualmente não necessitam de visto prévio para ingressar na Rússia. Entretanto, para ingressar na região do Elbrus será necessária uma licença que deverá ser solicitada às autoridades com no mínimo 60 dias de antecedência. A No Topo do Mundo será responsável por realizar esta gestão. Por esta razão, é recomendável inscrever-se na viagem o antes possível.
20 – Quais as principais companhias aéreas que voam para o Nepal?
As principais companhias aéreas que operam para este destino são: Turkish, Lufthansa, Swiss Air, Air France, Alitalia, British Air, Latam, Royal Air Maroc, entre outras.
21 – E em relação a vacinas?
No momento não há exigência de Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia para viajar à Rússia. Recomendamos consultar a página da Anvisa para obter informações atualizadas sobre o assunto: https://viajante.anvisa.gov.br/viajante/paf_web_frmRoteiroViagem.asp
22 – E se eu tiver outras dúvidas?
Escreva para contato@notopodomundo.com que teremos o maior prazer em esclarecê-las.

Para inscrever-se nesta expedição, por favor, envie-nos um e-mail para contato@notopodomundo.com ou whatsapp (12) 99660-4477, que lhe enviaremos os formulários, termos e procedimentos necessários para confirmar a sua participação.

Adicionalmente, os seguintes requerimentos deverão ser atendidos:
- Preencher a Ficha de Inscrição e efetuar a reserva com um sinal de 10% do valor da expedição;
- Atestado médico para a prática de atividades físicas;
- Cópia do Passaporte;
- Licença para escalar a montanha (gestão realizada pela No Topo do Mundo);
- Assinatura do Termo de Responsabilidade e do Termo de Ciência;
- Seguro de Viagem (com cobertura para esportes de inverno);
- Cópia do bilhete aéreo.

Lista de Roupas e Equipamentos:
O participante deverá cumprir com todos os itens indicados na Lista de Roupas e Equipamentos. Oferecemos assistência técnica personalizada para a compra / aluguel dos mesmos.