Realizar o trekking ao Campo Base do Everest é uma experiência única e inesquecível, que nos permite mergulhar na rica e milenar cultura do povo Sherpa, visitar lindos Monastérios Budistas Tibetanos, enquanto atravessamos o Vale do Khumbu e parte da Cordilheira dos Himalaias, onde teremos a oportunidade de ver de perto algumas das mais altas e mais bonitas montanhas do planeta, incluindo a maior de todas elas: o Monte Everest, ponto culminante da Terra, com 8.848m de altitude.

Antes disso, conheceremos as principais atrações turísticas da pitoresca capital do Nepal, Kathmandu. Visitaremos templos, praças e lugares considerados Patrimônio da Humanidade.

Ainda em Kathmandu, assistiremos de maneira exclusiva a palestra NO TOPO DO MUNDO, na qual o guia da nossa viagem, Cristiano Müller, nos contará em detalhes como foi a sua trajetória até chegar ao topo do Everest, em maio/16, quando se tornou o 16º brasileiro a realizar tal feito.

Dia 01 – Chegada Kathmandu
Chegada ao Aeroporto Internacional de Kathmandu (KTM). Recepção no aeroporto e traslado até o nosso hotel, um simpático e agradável lugar localizado no coração de Thamel, distrito de Kathmandu, onde poderemos encontrar uma vasta opção de restaurantes, cafés, supermercados, lojas de souvenir, equipamentos e roupas de montanha, entre outros. Após um rápido briefing sobre o programa da expedição, teremos uma merecida noite de descanso, para nos recuperarmos da longa viagem e nos adaptarmos ao fuso horário local.
Pernoite em hotel.
Dia 02 – City Tour em Kathmandu
Durante o dia, aproveitaremos para visitar alguns dos principais pontos turísticos de Kathmandu: Praça Darbar, Templo Swayambhunath (Monkey Temple), Estupa Budista de Boudhanath e Templo de Pashupatinath (Patrimônio da UNESCO). Oportunidade também para comprarmos algum item faltante da lista de equipamentos e realizarmos os últimos preparativos antes do início da expedição. À noite, após o jantar, teremos a palestra NO TOPO DO MUNDO, na qual o nosso guia Cristiano Müller nos contará em detalhes como foi a sua trajetória até conquistar o cume do Everest.
Café da Manhã. Pernoite em hotel.
Dia 03 - Kathmandu – Voo para Lukla (2.800m) – Trekking para Phakding (2.652m)
Duração do Voo: 30 min
Distância percorrida: 8 km (3-4 horas)
Após o café da manhã, sairemos logo cedo do nosso hotel em transfer privado com destino ao Aeroporto de Kathmandu, de onde partiremos para um inesquecível voo até o pitoresco Aeroporto de Lukla, ponto de partida do nosso trekking. Logo após o desembarque, iniciaremos uma agradável caminhada até Phakding, na qual já poderemos apreciar algumas vistas belíssimas da cordilheira do Himalaia, como por exemplo a da montanha Kusum Kanguru (6.367m).
Café da Manhã, Almoço e Janta. Pernoite em guesthouse.
Dia 04 - Phakding (2.652m) – Namche Bazaar (3.440m)
Distância percorrida: 10-12 km (7- 8 horas)
Seguiremos a nossa caminhada, passando por florestas de pinos himalaios, até chegarmos a localidade de Namche Bazaar, o mais importante e estruturado vilarejo do Vale do Khumbu. Namche é um lugar histórico, onde por muito tempo Nepaleses e Tibetanos intercambiaram produtos como sal, carne seca e tecidos. Atualmente, a tradição mercantil de Namche ainda se mantém pulsante, através das suas lojas de artesanato local, artigos de montanhismo, cafés e padarias. No caminho até Namche, conseguiremos, pela primeira vez durante o caminho, avistar o Monte Everest, além outras montanhas vizinhas ao mesmo.
Café da Manhã, Almoço e Janta. Pernoite em guesthouse.
Dia 05 – Namche Bazaar (3440m) – Caminhada de aclimatação ao Everest View Hotel (3.900m) e Khumjung/Khunde (3.780m) - Retorno à Namche
Distância Percorrida: 3-4 km (3-4 horas)
De acordo com o nosso programa, passarmos 2 dias em Namche, os quais serão de extrema importância para a nosso processo de aclimatação, além de possibilitar-nos explorar o vilarejo e intensificar a nossa integração com o restante do nosso grupo.
Neste dia sairemos cedo para uma caminhada de aproximadamente 1 hora até o Everest View Hotel, de onde teremos uma vista panorâmica fantástica da cordilheira do Himalaia, incluindo o Everest, Lhotse e Ama Dablam.
Depois de apreciarmos a espetacular vista e relaxarmos alguns minutos no bar do hotel, retornaremos ao conforto do nosso lodge em Namche.
Café da Manhã, Almoço e Janta. Pernoite em guesthouse.
Dia 06 - Namche (3440m) – Tengboche (3860m)
Distância Percorrida: 10-11km (5-6 horas)
Uma trilha inicialmente uniforme e relativamente fácil, com vistas do Monte Everest, nos levará pelo Vale Dudh Koshi até Pungki Thanka. A partir deste ponto, ascenderemos até o Monastério Budista de Tengboche, principal centro espiritual do Vale do Khumbu, ao qual faremos uma visita. A subida, apesar de longa, em boa parte de seu percurso é acompanhada por sensacionais vistas do Monte Ama Dablam. Em dias claros, também é possível avistar o Mt. Everest e outros picos vizinhos a ele.
Café da Manhã, Almoço e Janta. Pernoite em guesthouse.
Dia 07 - Tengboche (3860m) – Dingboche (4410m)
Distância Percorrida: 11-12 km (5-6 horas)
Descenderemos por uma bonita Floresta, cruzaremos o rio Imja Khola e atravessaremos o vilarejo de Pangboche (3.900m), onde teremos a possibilidade de encontrarmos o Lama Ngawan Paljor, que costumeiramente recebe visitas de alpinistas e trekkers que solicitam a sua benção. Este será um dos dias mais interessantes do trekking, uma vez que não perderemos altitude como em dias anteriores, e desfrutaremos de maravilhosas vistas do Mt. Ama Dablam, Lhotse e outras montanhas. A trilha continua até Dingboche.
Café da Manhã, Almoço e Janta. Pernoite em guesthouse.
Dia 08 – Dingboche (4410m) - Nagerjun (5.100m) - retorno à Dingboche
Distância Percorrida: 5-6 km (5-6 horas)
Dia de aclimatação através de um treeking de aproximadamente 6 horas, que nos levará até a localidade de Nagerjun (5.100m), localizada nos flancos do Vale Chhukung, logo acima de Dingboche. O principal objetivo do dia é “escalar alto e dormir baixo”, estratégia que é comprovadamente a melhor técnica de aclimatação em alta montanha. Alguns trechos da trilha são bastante inclinados, o que faz com que este seja um dia fisicamente exigente. Do ponto mais alto da nossa caminhada, teremos boas vistas do Lobuche East (6119m), Lobuche West (6145m), Taboche Peak (6367m), Thamserku (6608m), Kangtega (6685m) e Ama Dablam (6856m). Em um dia claro, é possível avistar o Mt. Makalu, a quinta montanha mais alta do mundo, além de lindas vistas do Vale de Pheriche. Depois de um rápido descanso, iniciaremos o descenso de volta até Dingboche, o qual levará aproximadamente 2 horas. Depois do almoço, teremos um merecido descanso nas confortáveis acomodações da nossa guesthouse, já que no período da tarde as temperaturas podem baixar bruscamente.
Café da Manhã, Almoço e Janta. Pernoite em guesthouse.
Dia 09 - Dingboche (4410m) - Lobuche (4.910m)
Distância Percorrida: 7-8 km (5-6 horas)
Trekking através do vale, no qual teremos a oportunidade de avistarmos importantes montanhas como o Island Peak (6.189m), o Lobuche East (6.119m), o Cholatse Peak (6.440m) e o Taboche (6.542m). Também passaremos por um impressionante memorial que homenageia em homenagem aos alpinistas que faleceram no Everest. Iremos ganhando altitude até chegarmos ao importante vilarejo de Lobuche.
Café da Manhã, Almoço e Janta. Pernoite em guesthouse.
Dia 10 – Lobuche (4.910m) – Gorakshep (5.181m)- Everest Base Camp (5.364m)- Gorakshep
Distância Percorrida: 13-14 km (7-8 horas)
Saindo de Lobuche, caminharemos por cerca de 2h até o vilarejo de Gorakshep, o último antes de chegarmos ao Campo Base do Everest. Embora de Gorakshep até o Campo Base não haja um ganho de elevação significativo, a trilha é repleta de pequenas subidas e descidas, fator que combinado com a altitude, pode fazer com que a caminhada de aproximadamente 3h seja um tanto quanto cansativa. Todo esse esforço será recompensado quando finalmente chegarmos à base do Monte Everest, de onde teremos vistas simplesmente espetaculares da montanha e da Cascata de Gelo do Khumbu. Também teremos a oportunidade de vermos de perto os acampamentos das expedições e os alpinistas em plena atividade, já que chegaremos ao Campo Base no auge da temporada de escalada do Everest, quando os montanhistas estarão realizando os seus ciclos de aclimatação antes de iniciarem o ataque ao cume.
Café da Manhã, Almoço e Janta. Pernoite em guesthouse.
Dia 11 –Gorakshep (5.181m)- Kala Patthar (5.545m)- Pheriche (4.210m)
Distância Percorrida: 13km (7-8 horas)
Logo no começo do dia subiremos o Kala Patthar (5.545m), e ao chegarmos ao topo da montanha teremos um dos melhores pontos de observação do Monte Everest, com vistas sensacionais da montanha mais alta do planeta. Em seguida, retornaremos para Gorakshep, onde tomaremos um reforçado café da manhã, antes de continuarmos o nosso descenso até Pheriche, (4.210m), onde está localizado um post de saúde da Himalayan Rescue Association, entidade que conta com médicos voluntários de todo o mundo, que prestam assistência médica aos trekkers, escaladores e à população local.
Café da Manhã, Almoço e Janta. Pernoite em guesthouse.
Dia 12 –Pheriche (4.210m) – Namche Bazaar (3.440m)
Distância Percorrida: 16-17km (7-8 horas)
Caminhada relativamente fácil margeando o rio Imja Khola, com uma pequena ascensão até Tengboche e depois descendendo até Namche.
Café da Manhã, Almoço e Janta. Pernoite em guesthouse.
Dia 13 –Namche Bazaar (3.440m) – Lukla (2.800m)
Distância Percorrida: 16-17km (7-8 horas)
Continuaremos nossa descida, margeando o rio Dudh Kosi, até chegarmos à Lukla, onde tomaremos o nosso voo de retorno à Kathmandu.
Café da Manhã, Almoço e Janta. Pernoite em guesthouse.
Dia 14 – Voo de volta à Kathmandu
Voo de 30 minutos de duração. Transfer do aeroporto de Kathmandu até o hotel.
Café da Manhã. Pernoite em hotel.
Dia 15 – Dia livre em Kathmandu
Dia livre em Kathmandu. Este dia poderá ser utilizado como “dia de contingência”, caso não consigamos voar de volta à Kathmandu no dia programado por razões climáticas ou de força maior.
Café da Manhã. Pernoite em hotel.
Dia 16 –Retorno ao Brasil
Transfer até o aeroporto. Voo de retorno ao Brasil.
Café da Manhã.
➥ DATAS PARA 2020
DATA DE INÍCIO DA EXPEDIÇÃO EM KATHMANDU (dia 1): 05/04/2020
DATA DE TÉRMINO DA EXPEDIÇÃO EM KATHMANDU (dia 16): 20/04/2020
➥ PREÇO

Parte Terrestre: US$ 3.190,00 por pessoa, para grupos de no mínimo 04 pessoas.

➥ FORMA DE PAGAMENTO:
Consulte-nos sobre condições de pagamento parcelado no cartão de crédito, depósito/transferência bancária e/ou condições especiais, conforme a sua necessidade.
Obs: Os valores serão convertidos pelo Dólar turismo venda do dia do pagamento. Para consultar a taxa de câmbio, acesse https://economia.uol.com.br/cotacoes/cambio/dolar-turismo-estados-unidos/
O preço inclui:
- Traslados aeroporto-hotel-aeroporto (caso o voo internacional ocorra na mesma data prevista no itinerário) e traslados para o City Tour em Kathmandu em veículo privado;
- Palestra No Topo do Mundo, ministrada por Cristiano Müller, no hotel em Kathmandu;
- City Tour em Kathmandu, acompanhado por guia brasileiro (Cristiano Müller) e guia local, incluindo todos os ingressos para as atrações a serem visitadas;
- 04 (quatro) noites de hotel (quarto duplo) em Kathmandu, com café da manhã. Hotel Dom Himalaya (3 estrelas) ou similar - http://www.domhimalaya.com/;
- Todas as refeições (café da manhã, almoço e janta) durante o trekking;
- Snacks de frutas da época durante o trekking;
- Hospedagem em lodges (quarto duplo) durante o trekking;
- Banheiros privados com banho quente disponíveis em Phakding, Namche e Lukla;
- Guia Brasileiro de Montanha Especializado (Cristiano Müller), guia local apto para comunicar-se em inglês, carregadores (1 carregador para cada 2 trekkers);
- Kit de primeiros socorros e oxímetro (de propriedade do guia);
- Voos Kathmandu/Lukla/ Kathmandu (incluindo taxas de embarque);
- Taxas de acesso ao Parque Nacional do Sagamartha (levar 2 fotos 3 x 4 para a emissão da licença);
- Mapa do Trekking e Certificado de Participação emitido pela No Topo do Mundo;
- Suporte para compra e conferência de equipamentos antes da expedição.
Não incluído no preço:
Preço não inclui: passagens aéreas e taxas de embarque internacionais, taxa de visto (aprox. 40US$ - válido por 30 dias), gorjetas para o staff (guias, carregadores, motoristas), gastos pessoais, sacos de dormir, roupas e equipamentos pessoais de trekking, refrigerantes/bebidas alcoólicas, banhos quentes durante o trekking (exceto em Phakding, Namche e Lukla), seguro de viagem / médico / resgate ou de vida, refeições não indicadas no itinerário (em Kathmandu), transfer in/out se o voo internacional for em data diferente do itinerário. Em caso de volta antecipada, os gastos serão por conta do participante.
➥ DIFERENCIAIS NO TOPO DO MUNDO EM RELAÇÃO À ESTA EXPEDIÇÃO:
1 - Melhor relação custo-benefício, oferecendo um preço extremamente competitivo e um dos pacotes mais completos do mercado;
2 - Expedição liderada por Cristiano Müller, 16o brasileiro a escalar o Mt. Everest e alpinista profissional com mais de 6 anos de experiência, tendo realizado dezenas de expedições em 10 países e 5 continentes;
3 - Programa de aclimatação desenhado cuidadosamente para garantir uma melhor adaptação à altitude, minimizando riscos e igualmente aumentando as chances de sucesso;
4 - Excelente logística local durante a viagem (hotel, alimentação e transporte), com a garantia e excelência “No Topo do Mundo” de qualidade em relação aos serviços prestados;
5 - Assistência técnica personalizada antes da expedição para: compra / aluguel de equipamentos, passagens aéreas, seguros, etc.
1 – Qual o nível de exigência física para esta expedição? Há algum pré-requisito?
Apesar do trekking ao Campo Base do Everest ser uma experiência emocionante, definitivamente você não precisa ser uma atleta de elite para encará-lo. Qualquer pessoa em boas condições de saúde, com um nível regular de preparação física e principalmente com uma boa dose de motivação, tem totais condições de realiza-lo. Não é necessária absolutamente nenhuma habilidade técnica de escalada para a expedição.
Serão no total 11 dias de caminhada, percorrendo distâncias relativamente pequenas (média aproximada de 11km/dia), a um ritmo lento e moderado, com pausas intervaladas, o que nos permitirá desfrutar da experiência de uma maneira mais prazerosa.
Embora a questão da altitude deva ser considerada, pois passaremos vários dias a uma elevação superior aos 4.000m, o nosso programa foi desenhado visando proporcionar ao trekker uma aclimatação tranquila e eficiente, incluindo dias de “descanso ativo”, que serão fundamentais para o nosso organismo adaptar-se a altitude.
Como preparação para a expedição, recomendamos principalmente treinos aeróbicos, como caminhada e bicicleta, preferentemente alternando as atividades entre terreno plano e inclinado. Para aquelas pessoas que moram em grandes cidades e que tem dificuldades em encontrar lugares para fazer trilhas ou caminhar em terrenos inclinados e acidentados, uma boa sugestão é subir escadas de prédios.
Opcionalmente, caso seja de seu interesse, temos parceria com alguns profissionais da área de Ed. Física que podem lhe ajudar a definir um plano de treinamento específico e customizado para as suas necessidades, considerando suas condições físicas atuais e os requisitos necessários para encarar este desafio.
2 – Qual é o nível de conforto que teremos durante a expedição?
Em Kathmandu pernoitaremos em um agradável e muito bem localizado hotel 3 estrelas. Durante o trekking, nos hospedaremos em confortáveis lodges (guesthouses) equipados com camas, banheiro e restaurante (alguns inclusive com possibilidade de tomar-se um banho quente). A alimentação fornecida será de qualidade, com opções variadas e balanceadas. As acomodações serão em quartos duplos (divididos com um companheiro de expedição), tanto em Kathmandu, como durante o trekking. Se você prefere ficar em um quarto sozinho, consulte-nos sobre esta opção.
3 – Quanto de dinheiro devo levar?
Você necessitará levar pelo menos o suficiente para cobrir os seguintes gastos, não incluídos em nosso programa:
  • Taxa de emissão do Visto Nepalês: 40 USD;
  • Almoços e Jantas em Kathmandu: com 12USD é possível realizar uma boa refeição em Kathamandu. De acordo com o nosso programa, passaremos pelo menos 4 dias na cidade, ou seja, teríamos um gasto com alimentação aproximado de 96 USD. Lembre-se de considerar os dias extras, caso você chegue antes e/ou vá embora depois das datas estabelecidas no programa.
  • Almoços e Jantas em Kathmandu: com 12USD é possível realizar uma boa refeição em Kathamandu. De acordo com o nosso programa, passaremos pelo menos 4 dias na cidade, ou seja, teríamos um gasto com alimentação aproximado de 96 USD. Lembre-se de considerar os dias extras, caso você chegue antes e/ou vá embora depois das datas estabelecidas no programa.
  • Banhos extras durante o trekking: em nosso programa estão incluídos 3 banhos durante o trekking. Os banhos extras nos lodges que cobram à parte por este serviço custam entre 3-4 USD.
  • Internet / Carga de Eletrônicos durante o trekking: a maioria dos lodges oferece internet wi-fi através de cartões pré-pagos (cobrada de acordo com a quantidade de dados consumida) e tomadas para carregamento de eletrônicos. Como a energia elétrica disponível é limitada (proveniente de painéis solares ou geradores), é cobrada uma pequena taxa por este serviço. Dependendo da quantidade de dados utilizada para acesso à internet, estima-se algo em torno de 50 USD seja suficiente para cobrir estes gastos durante toda expedição.
  • Outros gastos: caso você necessite comprar ou alugar equipamentos em Kathmandu, não esqueça de levar algo a mais de dinheiro para esta finalidade. O mesmo vale para quem desejar comprar souvenires ou artesanatos. Também considere um dinheiro extra caso deseje consumir bebidas engarrafadas durante o trekking: (refrigerantes, agua mineral, bebidas alcóolicas, etc).
Recomendamos a troca (câmbio) de parte do dinheiro por moeda local (Rupias), assim que chegarmos à Kathmandu. As casas de câmbio que oferecem as melhores cotações estão localizadas em Thamel, a poucos passos de distância do nosso hotel.
Além de dinheiro em espécie, recomendamos também que o participante tenha em mãos um cartão de crédito internacional para qualquer eventualidade - não esqueça de habilitá-lo junto ao seu banco, antes de sair do país.
4 – Como funciona o fornecimento de água durante o treeking?
Apesar da água fornecida gratuitamente pelos lodges ser considerada adequada para beber, recomendamos o uso de pastilhas de iodo ou cloro ou outro método de tratamento, como por exemplo por UV. Também é possível comprar água mineral nos lodges. À noite serão fornecidas bebidas quentes.
5 – Qual o nível de segurança das cidades e vilarejos que visitaremos?
O Nepal, assim como a sua capital Kathmandu, são considerados lugares extremante seguros, com baixíssimos índices de violência e criminalidade.
6 – Por que é obrigatório adquirir o seguro internacional de viagem?
Para não correr riscos desnecessários fora de seu país durante uma viagem internacional que envolve situações que eventualmente possam estar fora do nosso controle. O seguro deve preferencialmente cobrir esportes de inverno com resgate em helicóptero, assim o praticante estará totalmente amparado.
7 – E em relação a doenças?
O cuidado com a higiene é fundamental para concluirmos a nossa expedição saudáveis. Lavar as mãos ou utilizar gel antisséptico antes das refeições, evitar alimentos crus, saladas e frutas com casca, são algumas dicas que ajudam a evitar que contraiamos qualquer doença. Não temos registros de doenças contraídas neste tipo de expedição, a não ser eventuais alergias ou problemas respiratórios que eventualmente podem surgir em alguns participantes em função do ar rarefeito. Recomendamos também observar as vacinas obrigatórias e recomendadas em nosso programa.
8 – Por quantos guias será composta a nossa expedição?
A nosso grupo será composto de um Guia Brasileiro de Montanha Especializado (Cristiano Müller), um guia local apto para comunicar-se em inglês e uma equipe carregadores (1 carregador para cada 2 trekkers);
9 – Quantos integrantes haverá no nosso grupo?
Nosso grupo terá um mínimo de 4 e um máximo de 12 participantes.
10 – Qual o peso aproximado da minha mochila durante a expedição?
Para a expedição ao Campo Base do Everest recomendamos o uso de uma mochila de Ataque (de 30 a 50 litros), que deverá ser utilizada durante todo o trekking, e que pesará em torno de 5-6kg, já que a maior parte dos equipamentos será levada pelos carregadores. A nossa mochila conterá somente a água, alguns snacks para o trekking, vestimenta para o dia (anorak, luvas), máquina fotográfica e filtro solar / protetor labial. Outros objetos de uso pessoal também podem ser carregados pelo participante, sempre com a atenção de não carregar peso desnecessariamente. Os carregadores levarão todo o material que não será utilizando durante o trekking. Teremos acesso a este material assim que chegarmos ao lodge, no final do dia. O limite de peso deste material que será transportado dentro dos duffle bags (marinheiras) é de até 15kg para cada participante (mais do que suficiente).
11 – Posso comprar ou alugar algum equipamento que não possua, lá no Nepal?
Sim. Em Kathmandu é possível comprar ou alugar todo o equipamento que o cliente necessitar para a expedição e que eventualmente não tiver trazido do Brasil.
12 – Posso deixar coisas no hotel em Kathmandu?
Sim. Em Kathmandu poderemos deixar em nosso hotel todas as roupas / objetos que não utilizaremos durante o trekking, devidamente guardados dentro de uma mala/bolsa/sacola, no guarda-volumes do hotel.
13 – Posso levar algum alimento de casa?
No caso desta expedição todas as refeições serão fornecidas por nós, portanto, não há necessidade alguma de levar alimentos de casa. De qualquer forma, não há restrições (além do peso), caso o participante deseje levar algum snack de sua preferência, como por exemplo chocolates, barras energéticas, géis, etc.
14 – Quando preciso comprar a minha passagem aérea?
Com o máximo de antecedência possível, assim que confirmada a sua participação na expedição.
15 – Há comunicação durante o trekking? Como faço para que minha família possa acompanhar a minha aventura?
Durante o trekking, os guias possuirão rádios para uma eventual necessidade de se comunicarem entre eles. Em nosso hotel teremos acesso à internet por wi-fi. Também há a possibilidade de comprarmos um chip local de telefone celular, com pacote de dados para uso de internet. Há cobertura de celular em boa parte da trilha. Além disso, sempre que possível realizaremos posts em nossa página no Facebook e Instagram, atualizando os nossos seguidores sobre o andamento da expedição.
16 – O que acontece se eu tiver que desistir do trekking mais cedo?
No caso de desistência, dependendo do local da desistência, o cliente deverá entrar em contato com o Guia e ver quais são as possibilidades e combinar a forma de retorno para base mais próxima e/ou ao Brasil.
Durante o trekking, caso do cliente deseje voltar para a base mais próxima e/ou Brasil, este será acompanhado por um guia e receberá toda a assistência necessária para realizar o seu retorno com sucesso. Neste caso, todos os gastos gerados por essa desistência, tais como transportes, estadia e alimentação deverão ser todos pagos separadamente pelo cliente.
17 – Como faço para ir ao banheiro durante o trekking?
Você poderá utilizar os banheiros dos lodges onde pernoitaremos ou então nos lugares onde realizaremos as nossas paradas para almoço.
18 – Como é o clima durante a viagem?
Em Kathmandu, as temperaturas são geralmente são agradáveis durante o dia, girando em torno de 24-28 graus, baixando ligeiramente à noite.
Durante o trekking, normalmente teremos temperaturas amenas para caminhar durante o dia. Entretanto, à noite a temperatura pode cair bruscamente, chegando a -10°C, principalmente nos lugares com maior altitude. A vantagem é que neste momento já estaremos abrigados dentro dos lodges onde as temperaturas dificilmente baixam de 0°C.
19 – Como faço para obter o visto no Nepal?
Brasileiros podem tirar visto na chegada por US$ 40, válido por 30 dias. Levar 2 fotos 3 x 4 (uma para a emissão da licença de acesso ao parque). Também há a opção de obter o visto online, que agiliza os trâmites na chegada ao aeroporto, através do site: http://www.online.nepalimmigration.gov.np
20 – A No Topo do Mundo carrega oxímetro e oxigênio suplementar, em suas expedições?
A No Topo do Mundo possui um oxímetro para acompanhar o monitoramento da aclimatação dos integrantes da expedição. O uso do oxigênio suplementar durante o trekking é restrito aos casos de emergência. A necessidade de oxigênio suplementar é restrita às escaladas de montanhas com mais de 8.000m de altitude.
21 – Quais as principais companhias aéreas que voam para o Nepal?
Para este destino normalmente a Emirates, a Ethiopian e a Qatar são, normalmente, as companhias aéreas que oferecem os melhores preços, mas também é possível utilizar outras empresas / itinerários.
22 – E em relação a vacinas?
Para viajantes com passaporte brasileiro é obrigatório ter a vacina de Febre Amarela. É recomendável também as vacinas de Hepatite A e Febre Tifóide. Recomendamos conversar com o seu médico sobre vacinação e fazer uma consulta a um dos serviços de Medicina dos Viajantes.
23 – E se eu tiver outras dúvidas?
Escreva para contato@notopodomundo.com que teremos o maior prazer em esclarecê-las.

Para inscrever-se nesta expedição, por favor, envie-nos um e-mail para contato@notopodomundo.com ou whatsapp (12) 99660-4477, que lhe enviaremos os formulários, termos e procedimentos necessários para confirmar a sua participação.

Adicionalmente, os seguintes requerimentos deverão ser atendidos:
- Preencher e Ficha de Inscrição e efetuar a reserva com um sinal de 10% do valor da expedição;
- Atestado médico para a prática de atividades físicas;
- Cópia do Passaporte (válido por no mínimo 6 meses) e Visto (obtido na chegada ao Nepal ou solicitado online através do site: http://www.online.nepalimmigration.gov.np);
- Assinatura do Termo de Responsabilidade e do Termo de Ciência;
- Certificado Internacional de Vacina contra Febre-Amarela (obrigatório);
- Seguro de Viagem com cobertura para esportes de inverno;
- Cópia do bilhete aéreo.

Lista de Roupas e Equipamentos:
O participante deverá cumprir com todos os itens indicados na Lista de Roupas e Equipamentos. Oferecemos assistência técnica personalizada para a compra / aluguel dos mesmos.