O Monte Kilimanjaro situa-se ao norte da Tanzânia, junto à fronteira com o Quênia. É o ponto mais alto da África, com uma altitude de 5895m. Este extinto vulcão, com o topo coberto de neves eternas, foi inscrito pela UNESCO em 1987 na lista dos locais que são Património da Humanidade. Localizado em uma linda e peculiar planície de savana, o Monte e as florestas circundantes, com uma área de 75.353 ha, possuem uma fauna e flora ricas, incluindo muitas espécies ameaçadas de extinção e constituem o Parque Nacional do Kilimanjaro.

Visitar a Tanzânia e participar da expedição ao Kilimanjaro nos permite realizar um mergulho na cultura, tradições e costumes africanos, convivendo e dividindo experiências com o povo local, durante a nossa estada na cidade e na montanha.

O Kilimanjaro é o destino de montanhistas do mundo todo, que buscam, além do desafio de conquistar a montanha mais alta da África, apreciar e desfrutar das belezas naturais da região, deixando-se e contagiar pela alegria e simplicidade dos Tanzanianos.

Dia 1 – Chegada à Tanzânia
Chegada ao Aeroporto de Kilimanjaro e transfer para o Hotel em Moshi. Pernoite em hotel.
Dia 2 – Dia livre em Moshi
Dia para descansar da viagem, adaptar-se ao fuso horário e realizar os últimos preparativos antes do início da expedição, incluindo a revisão dos equipamentos e roupas que necessitaremos na montanha.

Projeto Social:
Caso seja do interesse do grupo, podemos realizar uma visita a uma escola local, vizinha ao nosso hotel, e conhecer um pouco sobre um bonito projeto social desenvolvido pelo hotel, que destina o 100% do seu lucro para a manutenção da escola, incluindo os salários dos professores e comida para os alunos.  Isso significa que, com nossa estadia no hotel, estaremos indiretamente ajudando as crianças carentes da região.  Ver detalhes sobre o projeto em http://www.mailisita.org/.

Para os que estiverem mais dispostos e caso o tempo permita, também é possível realizarmos uma leve caminhada aos arredores do hotel, onde poderemos visitar plantações de café e termos contato com o amável e simpático povo local. Pernoite em hotel.

Café da Manhã

Dia 3 - Machame Gate (1790m) – Machame Camp (3010m)
A entrada do Kilimanjaro National Park está a somente 1 hora de carro do nosso hotel. Sairemos depois do café da manhã e partiremos rumo ao parque. Chegando lá, realizaremos as formalidades necessárias para acesso ao parque, enquanto observaremos os demais grupos de montanhistas, guias, carregadores, etc, preparando-se para as suas expedições. Logo, iniciaremos a nossa aventura. O nosso destino de hoje será o Machame Camp, que deverá ser alcançado após 5-6 horas de caminhada. No caminho, passaremos por uma linda e pitoresca floresta, onde poderemos observar a beleza da flora e fauna locais. Uma vez cheguemos ao acampamento, teremos tempo para relaxar desfrutando um merecido jantar preparado pelos nossos cozinheiros.

Café da Manhã, Almoço (Lanche de Trilha) e Janta

Dia 4 – Machame Camp (3010m) – Shira Camp (3845m)
Embora hoje seja um dia mais curto em comparação ao anterior, sairemos cedo do Machame Camp, o que nos permitirá chegar ao nosso destino do dia aproximadamente no meio da tarde. A paisagem mudará drasticamente, de floresta verde para um páramo, no qual teremos uma linda vista da montanha desde o nosso acampamento, localizado sobre o Shira Plateau. Também avistaremos pela primeira vez o Glaciar Kibo, esplendoroso e imponente, principalmente sob as luzes do pôr-do-sol.

Café da Manhã, Almoço (Lanche de Trilha) e Janta

Dia 5 – Shira Camp (3845m) – Lava Tower Hut (4640m) – Barranco Camp (3960m)
Hoje será um ótimo dia para a aclimatação dos nossos corpos, o que será muito útil nos próximos dias. Embora subamos aproximadamente 700m verticais, iremos dormir a uma altitude não muito mais elevada do que a que dormimos na noite anterior. Iniciaremos a nossa escalada no Shira Plateau e subiremos até Lava Tower, a aproximadamente 4640m. Depois de um descanso, continuaremos até o Barranco Valley, até atingirmos o nosso objetivo do dia, o lindo Barranco Camp.  O dia durará em torno de 6 – 7 horas, e durante o percurso passaremos por um deserto alpino, até chegarmos ao Barranco Valley, com as suas pequenas lobelias e seus senécios gigantes. Nos sentaremos para um delicioso e merecido jantar, antes de descansarmos, para preparar-nos para o dia seguinte.

Café da Manhã, Almoço (Lanche de Trilha) e Janta

Dia 6 -  Barranco Camp (3960m) – Karanga Camp (4035m)
Logo após o café da manhã, iniciaremos a nossa subida até o famoso Barranco Wall.  Nesse trecho, provavelmente necessitaremos utilizar as nossas mãos para um melhor equilíbrio e estabilidade durante a nossa ascensão (“escalaminhada”), muito embora não se trate de uma escalada técnica. Nesta passagem, é muito importante seguir as instruções e recomendações do guia, para assegurar que chegaremos ao topo da parede em segurança. Em seguida, passaremos por algumas subidas e descidas e por uma caminhada pela aresta da montanha, de onde teremos uma espetacular vista do Glaciar do Kibo. O dia terá uma duração de 3 – 4 horas, até a chegada ao Karanga Camp.

Café da Manhã, Almoço (Lanche de Trilha) e Janta

Dia 7 – Karanga Camp (4035m) – Barafu Camp (4640m)
Barafu Camp será o nosso destino no dia de hoje, o qual será atingido depois de 3-4 horas. A maior parte deste tempo será caminhando através de um deserto alpino. Depois de um saboroso jantar, nos recolheremos cedo, para que tenhamos um bom e importante descanso. O ponto culminante da nossa expedição está somente a poucas horas de ser alcançado.

Café da Manhã, Almoço (Lanche de Trilha) e Janta

Dia 8 – Barafu Camp (4640m) – Uhuru Peak (5895m) – Mweka Camp (3080m)
A escalada iniciará à meia-noite. Os cozinheiros e ajudantes nos despertarão em nossas barracas um pouco antes, com chá quente e biscoitos. Após 5-7 horas de escalada, chegaremos ao Stella Point, que é a cratera do extinto vulcão Kilimanjaro. Depois de mais 1-2 horas, chegaremos ao Uhuru Peak, a altitude de 5895 m, ponto culminante da África! Lá de cima, teremos a oportunidade de assistir ao magnífico nascer do sol. Em seguida, iniciaremos o nosso descenso de volta ao Barafu Camp, que levará entre 1-2 horas. O restante da nossa tripulação (cozinheiros e ajudantes), estará nos esperando com merecidos snacks e bebidas. Descansaremos por 1-2 horas e em seguida iniciaremos o nosso descenso até o Mweka Camp, onde passaremos a nossa última noite na montanha.

Café da Manhã, Almoço (Lanche de Trilha) e Janta

Dia 9 - Mweka Camp (3080m) – Mweka Gate (1630m)
Depois do café da manhã, teremos a nossa tradicional cerimônia de despedida com todos os membros da expedição. Após 2-3 horas de caminhada, nosso chofer estará esperando por nós no Mweka gate, de onde nos levará de volta ao hotel, para que possamos desfrutar de um merecido e esperado banho, bebidas geladas e um onde receberemos o nosso certificado pela escalada do Kilimanjaro. O restante do dia será livre para relaxarmos e refletirmos sobre a experiência de vida que acabamos de passar. Pernoite em hotel.

Café da Manhã

Dia 10 - Voo Tanzânia - Brasil
Translado até o Aeroporto Internacional de Kilimanjaro.

Café da Manhã

MAPA DA ROTA MACHAME:

A MACHAME ROUTE, também conhecida como “WHISKEY ROUTE”, oferece melhores condições de aclimatação e consequentemente uma maior taxa de sucesso que as demais rotas, além de vistas mais bonitas.

➥ DATAS PARA 2019
DATA DE INÍCIO DA EXPEDIÇÃO EM MOSHI (dia 1): 20/06/2019 (Corpus Christi)
DATA DE TÉRMINO DA EXPEDIÇÃO EM MOSHI (dia 10): 29/06/2019
➥ DATAS PARA 2020
A DEFINIR
➥ PREÇO

Parte Terrestre: US$ 3.250,00 por pessoa, para grupos de no mínimo 04 pessoas.

➥ FORMA DE PAGAMENTO:
Consulte-nos sobre condições de pagamento parcelado no cartão de crédito, depósito/transferência bancária e/ou condições especiais, conforme a sua necessidade.
Obs: Os valores serão convertidos pelo Dólar turismo venda do dia do pagamento. Para consultar a taxa de câmbio, acesse https://economia.uol.com.br/cotacoes/cambio/dolar-turismo-estados-unidos/
O preço inclui:
- Taxas de entrada ao Parque Nacional do Kilimanjaro, ao camping e taxas de resgate;
- Todas as refeições, água fervida e filtrada enquanto estivermos na montanha;
- Equipamentos coletivos de camping, tais como barracas (02 pessoas/barraca), colchonetes, mesas, cadeiras, copos, pratos e talheres;
- Água quente para higiene pessoal, fornecida todas as manhãs e noites;
- Traslados aeroporto-hotel-aeroporto na Tanzânia (caso o voo internacional ocorra na mesma data prevista no itinerário);
- Cilindro de Oxigênio –somente em caso de emergência;
- Guia Brasileiro de Montanha Especializado, ajudantes de guia locais (aptos para comunicar-se em inglês),cozinheiros, ajudantes e carregadores;
- Salários de todos membros da expedição;
- Traslados para o Parque do Kilimanjaro (Ida e volta)
- Kit de primeiros socorros e oxímetro;
- Telefone de emergência entre os guias e com o escritório do nosso operador local em Moshi;
- 3 noites de hotel (quartos duplos) com café da manhã em Moshi no Stella Maris Lodge (ou similar) - http://stellamarislodge.com/;
- Suporte para compra e conferência de equipamentos antes da expedição.
Não incluído no preço:
Preço não inclui: passagens aéreas, taxas de embarque, taxa de visto (aprox. 50US$), gorjetas (ver “Dúvidas Frequentes”), gastos pessoais, sacos de dormir, roupas e equipamentos pessoais de escalada, refrigerantes/bebidas alcoólicas, seguro de viagem / médico / resgate ou de vida, refeições não indicadas no itinerário (em Moshi), transfer in/out se o voo internacional for em data diferente do itinerário. Em caso de volta antecipada, os gastos serão por conta do participante.
OPCIONAL SAFÁRI:
Caso seja do seu interesse, consulte-nos sobre a possibilidade / custo adicional de realizar um safári após a expedição. A Tanzânia é um dos melhores lugares do mundo para se ter esse tipo de experiência.
➥ DIFERENCIAIS NO TOPO DO MUNDO EM RELAÇÃO À ESTA EXPEDIÇÃO:
1 - Melhor relação custo-benefício, oferecendo um preço extremamente competitivo e um dos pacotes mais completos do mercado;
2 - Expedição liderada por Cristiano Müller, 16o brasileiro a escalar o Mt. Everest e alpinista profissional com mais de 6 anos de experiência, tendo realizado dezenas de expedições em 10 países e 5 continentes;
3 - Programa de aclimatação considerando 07 (sete) dias na montanha, desenhado cuidadosamente para garantir uma melhor adaptação à altitude, minimizando riscos e aumentando significativamente as chances de sucesso / cume;
4 - Excelente logística local durante a viagem (hospedagem, alimentação e transporte), tanto da montanha, como em Moshi, com a garantia e excelência “No Topo do Mundo” de qualidade em relação aos serviços prestados;
5 - Assistência técnica personalizada antes da expedição para: compra / aluguel de equipamentos, passagens aéreas, seguros, etc.
1 – Qual o nível de exigência física para esta expedição? Há algum pré-requisito?
Apesar da expedição ao Kilimanjaro ser uma aventura emocionante, definitivamente você não precisa ser uma atleta de elite para encará-lo. Qualquer pessoa em boas condições de saúde, com um nível razoável de preparação física e uma boa dose de determinação, tem totais condições de chegar ao topo. Não são necessárias habilidades técnicas de escalada para a expedição. Mesmo os trechos mais desafiadores, não requerem o uso de cordas ou de equipamentos técnicos de alpinismo.Como preparação para a expedição, recomendamos principalmente treinos aeróbicos, como caminhada e bicicleta, preferentemente alternando as atividades entre terreno plano e inclinado. Para aquelas pessoas que moram em grandes cidades e que tem dificuldades em encontrar lugares para fazer trilhas ou caminhar em terrenos inclinados e acidentados, uma boa sugestão é subir escadas de prédios.Opcionalmente, caso seja de seu interesse, temos parceria com alguns profissionais da área de Ed. Física que podem lhe ajudar a definir um plano de treinamento específico e customizado para as suas necessidades, considerando suas condições físicas atuais e os requisitos necessários para encarar este desafio.
2 – Como é tempo e o clima no Kilimanjaro?
Estando próximo a linha do Equador, o clima é relativamente estável durante praticamente todo o ano. Junho é considerado um dos meses que reúnem as melhores condições para se realizar a expedição ao Kilimanjaro,com baixo nível de precipitações e menor quantidade de pessoas. Nas partes baixas do Parque Nacional, as temperaturas mais altas podem chegar a 30 graus Celsius, ao passo que do dia de ataque ao cume, podem chegar até -15 graus. A variação da temperatura está basicamente relacionada com a altitude, grau de nebulosidade e velocidade do vento.
3 – Quanto de dinheiro devo levar?
Recomendamos que o participante tenha em mãos um cartão de crédito internacional para qualquer eventualidade. Além disso, recomendamos que o participante leve um mínimo US$ 250,00 em moeda para gorjetas aos guias locais, carregadores, cozinheiros e ajudantes. Além de gastos com alimentações em Moshi (não inclusas no roteiro), compras de souvenires, ligações para o Brasil e internet.
4 – Qual o nível de segurança das cidades e vilarejos que visitaremos?
Moshi é uma cidade relativamente segura. De qualquer forma, é sugerido portar apenas o dinheiro que vamos utilizar ea cópia do passaporte. Não é recomendado caminhar sozinho em Moshi, os clientes devem estar sempre acompanhados pelo guia brasileiro ou por guias locais.
5 – Por que é obrigatório adquirir o seguro internacional de viagem?
Para não correr riscos desnecessários fora de seu país durante uma viagem internacional que envolve situações que eventualmente possam estar fora do nosso controle. O seguro deve preferencialmente cobrir esportes de inverno, assim o praticante estará totalmente amparado.
6 – E em relação a doenças?
Não há risco de Malária na montanha, mas devemos tomar um certo cuidado em Moshi,principalmente à noite, onde o uso de repelente é recomendado. Não temos registros de doenças contraídas neste tipo de expedição, a não ser eventuais alergias ou problemas respiratórios que eventualmente podem surgir em alguns participantes em função do ar rarefeito.
7 – E sobre as chances de sucesso na expedição?
Realizaremos a escalada pela rota Machame, que pelas suas características é uma das que permite ao participante realizar processo de aclimatação mais gradativo e eficiente. Além disso, o nosso programa considera um total de 07(sete) dias na montanha, o que representa pelo menos 01 (um) dia a mais em comparação com o que a maioria das expedições que realizam esta mesma rota, contribuindo assim para uma aclimatação ainda mais efetiva e maximizando potencialmente as nossas chances de sucesso. Seguir todas as orientações dos guias antes e durante o trekking, ter realizado um bom treinamento antes da viagem e seguir as instruções relacionadas com hidratação, alimentação,economia de energia (lei do mínimo esforço), higiene pessoal, vestimenta, aumentam significativamente as nossas possibilidades de chegar ao topo.
8 – Por quantos guias será composta a nossa expedição?
A nosso grupo será composto de um guia brasileiro e muitos guias locais, cozinheiros,ajudantes e carregadores. No Kilimanjaro é comum contarmos com uma proporção de vários membros do staff para cada cliente.
9 – Quantos integrantes haverá no nosso grupo?
Nosso grupo terá um mínimo de 4 e um máximo de 12 participantes.
10 – Irei dividir algum quarto ou hospedagem com outro participante?
Sim, as hospedagens serão feitas em quartos duplos, caso o cliente deseje ficar sozinho, este deverá pagar uma taxa extra de quarto simples no ato da inscrição ou reserva de vaga. O mesmo se aplica para a montanha, onde o participante deverá dividir a barraca com um companheiro de expedição, podendo optar por ficar sozinho, mediante o pagamento de uma taxa adicional.
11 – Qual o peso aproximado da minha mochila durante a expedição?
Para a expedição ao Kilimanjaro recomendamos o uso de uma mochila de Ataque (de 30 a 50 litros), que deverá ser utilizada durante todo o trekking, e que pesará em torno de 5 a 7kg, já que a maior parte dos equipamentos será levada pelos carregadores. A nossa mochila conterá somente a água, alguns snacks ou lanche, vestimenta para o dia e lanterna de cabeça. Outros objetos de uso pessoal também podem ser carregados pelo participante, sempre com a atenção de não carregar peso desnecessariamente. Os carregadores levarão todo o material coletivo, além de um limite de até 15kg para cada participante. Caso você sinta que necessita que os carregadores levem mais do que 15kg, poderá contratar um carregador extra por US$ 100, que poderá levar até 18kg, além dos 15kg que você já tem direito. Essa despesa extra pode ser dividida entre dois ou mais participantes.
12 – Como é o tratamento de água no local? É ou não adequada para beber?
Apesar da água da montanha ser adequada para beber, a mesma será sempre fervida.Também recomendamos o uso de pastilhas de iodo ou cloro ou outro método de tratamento, como por exemplo por UV.
13 – Como serão as refeições durante a Expedição?
A alimentação durante todo o trekking será bastante variada e balanceada, contendo alimentos à base de carboidratos,fibras, proteínas e outros. Caso possua alguma restrição alimentária, por favor indicá-la na ficha de inscrição.Faremos todo o possível para atender as suas necessidades.
14 – Posso alugar algum equipamento que não possua?
Sim. Todo o equipamento que o cliente necessitar alugar deve ser reservado antes da data de saída da expedição e deverá ser pago antes de sair do Brasil. Caso o cliente deseje alugar equipamentos, este deve consultar nossa lista de equipamentos e selecionar com nosso suporte o que necessita para sua expedição.
15 – Posso levar algum alimento de casa?
No caso desta expedição não há necessidade alguma de levar alimentos de casa.Entretanto, não há restrições (além do peso), caso o participante deseje levar algum snack de sua preferência, como por exemplo chocolates, barras energéticas, géis, etc.
16 – Quando preciso agendar comprar a minha passagem aérea?
Com o máximo de antecedência possível, assim que confirmada a sua participação na expedição.
17 – Há comunicação enquanto estivermos na montanha? Como faço para que minha família possa acompanhar a minha aventura?
Sim, através de rádios que os guias carregam para uma eventual necessidade de se comunicarem entre eles. Além disso, há sinal para celular praticamente por toda a rota de escalada. Não é possível recarregar baterias nos acampamentos, a não ser que você leve um power bank e/ou um painel solar. Em nosso hotel teremos acesso à internet por wi-fi. Sempre que possível realizaremos posts em nossa página no Facebook e Instagram, atualizando os nossos seguidores sobre o andamento da expedição.
• Facebook: No Topo do Mundo – Cristiano Müller https://www.facebook.com/notopodomundocristianomuller/?ref=settings
• Instagram: notopodomundo_cristianomuller
18 – Quanto devo dar de gorjeta ao guia e aos staffs?
Se o cliente desejar dar alguma gorjeta ou presente para guias e staff da No Topo do Mundo Expedições, será muito bem aceito. No caso dos locais é algo que eles esperam muito e é cultural. As gorjetas são estipuladas de acordo com o tamanho do grupo, o guia fará o cálculo exato durante a expedição. Geralmente, o valor estimado é de US$ 250,00 por participante.
19 – O que acontece se eu tiver que desistir da expedição mais cedo?
• No caso de desistência durante a expedição dependendo do local da desistência, o cliente deverá entrar em contato com o Guia e ver quais são as possibilidades e combinar a forma de retorno para base mais próxima e/ou Brasil; • No caso do cliente desejar voltar para a base mais próxima e/ou Brasil, este será acompanhado por um guia até a entrada do parque e receberá toda a assistência necessária para realizar o seu retorno com sucesso. Neste caso, os gastos gerados por essa desistência como transportes, estadia e alimentação deverão ser todos pagos separadamente pelo cliente.
20 – Qual é o dia mais intenso?
É o dia de ataque ao cume, no qual teremos aproximadamente 10h de atividade, acima dos 5000m de altitude.
21 – Como é o banheiro na montanha?
Em todos os acampamentos existem banheiros com um nível razoável de limpeza.
22 – A No Topo do Mundo carrega oxímetro e oxigênio suplementar, em suas expedições?
A No Topo do Mundo possui um oxímetro para acompanhar o monitoramento da aclimatação dos integrantes da expedição. O uso do oxigênio suplementar no Kilimanjaro é restrito aos casos de emergência. A necessidade de oxigênio suplementar é restrita às expedições no Himalaia.
23 – É necessário visto?
Para brasileiros é necessário visto para entrada na Tanzânia, que custa aproximadamente US$ 50,00, válido por 30 dias, e deve ser requerido diretamente no Aeroporto Internacional Kilimanjaro, no momento da chegada.
24 – Quais as principais companhias aéreas que voam para a Tanzânia?
Para este destino temos algumas opções como South African Airways, Turkish Airlines, Qatar, Ethiopian Airlines, Kenya Airways e a KLM, todas fazendo uma escala em seus hubs (Johanesburgo, Istanbul, Doha, Adis Abeba, Nairóbi e Amsterdam, respectivamente). Chegada no Aeroporto Internacional de Kilimanjaro.
25 – E em relação à vacinas?
Para passageiros viajando com passaporte brasileiro é obrigatório ter a vacina de Febre Amarela. Recomendamos também as vacinas de Hepatite A e Febre Tifóide. Recomendamos conversar com o seu médico sobre vacinação e fazer uma consulta a um dos serviços de Medicina dos Viajantes.
26 – E se eu tiver outras dúvidas?
Escreva para contato@notopodomundo.com que teremos o maior prazer em esclarecê-las.

Para inscrever-se nesta expedição, por favor, envie-nos um e-mail para contato@notopodomundo.com ou whatsapp (12) 99660-4477, que lhe enviaremos os formulários, termos e procedimentos necessários para confirmar a sua participação.

Adicionalmente, os seguintes requerimentos deverão ser atendidos:
- Preencher e Ficha de Inscrição e efetuar a reserva com um sinal de 10% do valor da expedição;
- Atestado médico para a prática de atividades físicas;
- Cópia do Passaporte (válido por no mínimo 6 meses) e Visto (obtido na chegada à Tanzânia);
- Assinatura do Termo de Responsabilidade e do Termo de Ciência;
- Certificado Internacional de Vacina contra Febre-Amarela (obrigatório);
- Seguro de Viagem com cobertura para esportes de inverno;
- Cópia do bilhete aéreo.

Lista de Roupas e Equipamentos:
O participante deverá cumprir com todos os itens indicados na Lista de Roupas e Equipamentos. Oferecemos assistência técnica personalizada para a compra / aluguel dos mesmos.