Dia 01 – Chegada à La Paz
Recepção no aeroporto El Alto de La Paz e traslado até o nosso hotel, localizado no centro turístico da cidade, próximo a restaurantes, supermercados, farmácias, lojas de artesanato, souvenires e equipamentos de montanha. Encontro com o líder e demais membros da expedição. Restante do dia livre, para nos recuperarmos da viagem e iniciarmos o nosso processo de aclimatação à altitude. La Paz encontra-se a aproximadamente 3.640m sobre o nível do mar. Neste dia, sugerimos realizar o chamado “descanso ativo”, através de uma caminhada leve para explorar as redondezas do hotel. Realizar uma hidratação intensa (mínimo 3 litros de água / dia), também é chave neste processo. Neste dia, o líder da expedição irá revisar, com cada um dos participantes, todo o material e equipamentos trazidos para a expedição, de acordo com a lista recomendada.
Pernoite em hotel.
Dia 02 – La Paz – Cañon de Palca– La Paz
Dia de aclimatação. Após um reforçado café da manhã, sairemos do nosso hotel com destino à localidade de Cañon de Palca, um lindo e pouco explorado desfiladeiro de enormes formações rochosas (arenito), com tons avermelhados, medindo até 200m de altura. De lá, poderemos apreciar vistas incríveis do Illimani, a 2ª montanha mais alta da Bolívia. Neste dia, iremos realizar uma leve caminhada em altitude, com duração aproximada de 3-4h (dependendo da disposição do grupo), para depois retornarmos em nosso transporte privado para o nosso hotel em La Paz. No final da tarde, teremos a oportunidade de comprar ou alugar algum item faltante, da nossa lista de roupas e equipamentos.
Café da Manhã e Almoço (Lanche de Trilha). Pernoite em hotel.
Dia 03 – La Paz – Chacaltaya – La Paz
Este será outro dia chave em nosso processo de aclimatação. Sairemos logo cedo de nosso hotel, dessa vez com destino a Chacaltaya, local onde encontra-se uma antiga estação de ski (atualmente desativada), que já foi considerada a mais alta do mundo. Dependendo das condições do clima e do terreno (neve), o nosso transporte conseguirá subir até o refúgio do Club Andino Boliviano (5.300m), de onde iniciaremos a nossa caminhada de aclimatação do dia. Em menos de 1h chegaremos ao cume do Chacaltaya (5.421m), onde poderemos desfrutar de nosso lanche de trilha e de belíssimas vistas da Cordilheira Real e da cidade de La Paz. Em seguida, seguiremos com a nossa caminhada, que durará mais 2-3h, aproximadamente, descendendo a montanha pelo lado aposto ao que subimos. Nosso veículo estará nos esperando na base, para levar-nos de volta à La Paz. Final de tarde e noite livres para organizarmos os últimos preparativos antes de partirmos para a montanha no dia seguinte.
Café da Manhã e Almoço (Lanche de Trilha). Pernoite em hotel.
Dia 04 – La Paz - Campo Base do Condoriri (4.600m)
Após o café da manhã, sairemos do hotel em nosso veículo privado e, depois de aproximadamente 2h, chegaremos à localidade de Tuni, no Parque Nacional do Condoriri. Durante este trajeto, poderemos apreciar vistas belíssimas de lagos e montanhas nevadas, além de cruzarmos com as famosas “lhamas”, simpático animal típico da Bolívia e da Cordilheira dos Andes. De Tuni, iniciaremos uma caminhada de cerca de 3h até o Campo Base do Condoriri, onde estabeleceremos acampamento e desfrutaremos de um delicioso almoço preparado por nossos cozinheiros. A tarde servirá para descanso e para nos familiarizarmos com alguns equipamentos e técnicas que utilizaremos em nosso curso, a partir do dia seguinte.
Café da Manhã, Almoço e Janta. Pernoite em barracas.
Dia 05 – Aulas Práticas / Escola de Montanhismo no Glaciar do Condoriri
Neste primeiro dia de práticas no glaciar, aprenderemos como manusear os equipamentos técnicos de montanha. Iremos realizar práticas com o uso de crampons e piolet, manuseio de cordas e nós e as diferentes técnicas de encordoamento (duas, três e quatro pessoas).
Café da Manhã, Almoço (lanche/snacks) e Janta. Pernoite em barracas.
Dia 06 – Aulas Práticas / Escola de Montanhismo no Glaciar do Condoriri
Neste dia aprenderemos e praticaremos técnicas de trânsito e progressão sobre glaciares, auto detenção de quedas utilizando o piolet, prática de crampons a 450, técnicas de abertura de rotas e de instalação de ancoragens em gelo e neve (parafusos de gelo, reuniões / triângulos de força).
Café da Manhã, Almoço (lanche / snacks) e Janta. Pernoite em barracas.
Dia 07 – Aulas Práticas / Escola de Montanhismo no Glaciar do Condoriri
Neste dia, além de revisarmos as técnicas aprendidas nos dias anteriores, aprenderemos sobre quedas em gretas, técnicas de resgate e auto resgate, sistemas de polias, rapel e escalada em paredes verticais de gelo.
Café da Manhã, Almoço (lanche / snacks) e Janta. Pernoite em barracas.
Dia 08 – Escalada do Tarija (5.320m) e do Pequeño Alpamayo – (5.410m)
Após os dias de práticas no glaciar do Condoriri, iremos realizar a “formatura” do curso, escalando a rota normal do Pequeño Alpamayo, uma belíssima montanha de 5.410m de altitude, na qual poderemos colocar em prática muitos dos ensinamentos recebidos durante o curso. Durante a escalada, teremos o “bônus” de conquistar também ao cume do Tarija (5.320m). Sairemos durante a madrugada do Campo Base e levaremos cerca de 5h para chegarmos ao topo do Tarija e 3h para retornarmos. Para o cume do Pequeño Alpamayo, devemos considerar umas 2h adicionais (subida e descida), aproximadamente. Retorno em transporte privado à La Paz.
Café da Manhã e Almoço (lanche / snacks). Pernoite em hotel
Dia 09 – Voo de retorno ao Brasil
Traslado até o aeroporto e voo de volta ao Brasil.
Café da Manhã.
➥ DATAS PARA 2019
DATA DE INÍCIO DA EXPEDIÇÃO EM LA PAZ (dia 1): 13/07/2019
DATA DE TÉRMINO DA EXPEDIÇÃO EM LA PAZ (dia 9): 21/07/2019
➥ DATAS PARA 2020
A DEFINIR
➥ PREÇO

Parte Terrestre: USD 1.890,00 por pessoa, para grupos de no mínimo 03 pessoas.

➥ FORMA DE PAGAMENTO:
Consulte-nos sobre condições de pagamento parcelado no cartão de crédito, depósito/transferência bancária e/ou condições especiais, conforme a sua necessidade.
Obs: Os valores serão convertidos pelo Dólar turismo venda do dia do pagamento. Para consultar a taxa de câmbio, acesse https://economia.uol.com.br/cotacoes/cambio/dolar-turismo-estados-unidos/
O preço inclui:
- Traslados aeroporto-hotel-aeroporto em La Paz, na chegada e saída (caso o voo internacional ocorra na mesma data prevista no itinerário);
- 04 (quatro) noites de hotel em La Paz (quarto duplo), com café da manhã - La Posada de la Abuela Obdulia ou similar.
- Líder de Expedição Brasileiro Especializado (Cristiano Müller);
- Guias locais certificados UIAGM e Assistentes de Guia aptos para comunicarem-se em espanhol (proporção de 1 guia / assistente para cada 2 clientes no dia de cume);
- Traslados La Paz x Condoriri x La Paz;
- Taxas de acesso ao Parque Nacional;
- Animais de carga até o Campo Base do Condoriri (ida e volta);
- Equipamentos coletivos de camping, tais como barracas dormitório (02 pessoas/barraca), barracas refeitório, mesas, cadeiras, utensílios de cozinha;
- Pensão completa nos acampamentos de montanha no Campo Base, conforme indicado no itinerário;
- Kit de primeiros socorros e oxímetro (de propriedade do líder da expedição);
- Equipamentos coletivos na montanha (corda, estacas, parafusos de gelo, etc);
- Certificado de Participação emitido pela No Topo do Mundo;
- Camiseta da No Topo do Mundo;
- Suporte para compra e conferência de equipamentos individuais antes e durante a expedição.
Não incluído no preço:
- Passagens aéreas e taxas de embarque internacionais;
- Roupas e equipamentos individuais de montanha;
- Gorjetas para o staff (guias, cozinheiros);
- Seguro de viagem / médico / resgate ou de vida;
- Refeições em La Paz e as que não estiverem mencionadas no roteiro;
- Transfer in/out se o voo internacional for em data diferente do itinerário.
- Em caso de volta antecipada / abandono da expedição, por motivos pessoais ou médicos, os gastos serão por conta do participante.
➥ DIFERENCIAIS NO TOPO DO MUNDO EM RELAÇÃO À ESTA EXPEDIÇÃO:
1 - Melhor relação custo-benefício, oferecendo um preço extremamente competitivo e um dos pacotes mais completos do mercado;
2 - Expedição liderada por Cristiano Müller, 16o brasileiro a escalar o Mt. Everest e alpinista profissional com mais de 6 anos de experiência, tendo realizado dezenas de expedições em 10 países e 5 continentes;
3 - Guias Bolivianos com certificação internacional (UIAGM);
4 - Proporção de 1 guia / assistente para cada 2 clientes no dia de ataque ao cume;
5 - Programa de aclimatação desenhado cuidadosamente para garantir uma melhor adaptação à altitude, minimizando riscos e igualmente aumentando as chances de sucesso;
6 - Excelente logística local durante a viagem (hotel, alimentação e transporte), tanto na montanha, como em La Paz, com a garantia e excelência “No Topo do Mundo” de qualidade em relação aos serviços prestados;
7 - Assistência técnica personalizada antes da expedição para: compra / aluguel de equipamentos, passagens aéreas, seguros, etc.

Para inscrever-se nesta expedição, por favor, envie-nos um e-mail para contato@notopodomundo.com ou whatsapp (12) 99660-4477, que lhe enviaremos os formulários, termos e procedimentos necessários para confirmar a sua participação.

Adicionalmente, os seguintes requerimentos deverão ser atendidos:
- Preencher a Ficha de Inscrição e efetuar a reserva com um sinal de 10% do valor da expedição;
- Atestado médico para a prática de atividades físicas;
- Cópia do Passaporte;
- Assinatura do Termo de Responsabilidade e do Termo de Ciência;
- Certificado Internacional de Vacina contra Febre-Amarela (obrigatório);
- Seguro de Viagem (com cobertura para esportes de inverno);
- Cópia do bilhete aéreo.

Lista de Roupas e Equipamentos:
O participante deverá cumprir com todos os itens indicados na Lista de Roupas e Equipamentos. Oferecemos assistência técnica personalizada para a compra / aluguel dos mesmos.

Aproveitando a nossa aclimatação e conhecimentos técnicos obtidos durante o curso, com apenas 05 (cinco) dias / 04 (quatro) noites adicionais de permanência na Bolívia, temos a oportunidade de ter uma experiência única em uma montanha de 6 mil, escalando o belíssimo Huayna Potosí, por sua via normal.
Localizado nos arredores de La Paz, com seus 6.088m, o Hauyna destaca-se de maneira imponente entre as montanhas da Cordilheira Real.
➥ HUAYNA POTOSÍ (6088m)
➥ DATAS PARA 2019 (*)
DATA DE INÍCIO DA EXPEDIÇÃO HUAYNA POTOSÍ EM LA PAZ (dia 9): 21/07/2019
DATA DE TÉRMINO DA EXPEDIÇÃO HUAYNA POTOSÍ EM LA PAZ (dia 13): 25/07/2019
(*) Duração total da expedição, incluindo Curso de Escalada em Neve e Gelo + Escalada do Huayna Potosí: 13 dias - de 13 a 25/07/2019
➥ CUSTO ADICIONAL
Parte Terrestre: USD 600,00 por pessoa, para grupos de no mínimo 03 pessoas.
O preço inclui:
- Traslados La Paz x Huayna Potosí x La Paz;
- 02 (duas) adicionais em La Paz (quarto duplo), com café da manhã;
- 02 (noites) adicionais no Refúgio de Montanha do Huayna Potosí;
- Líder de Expedição Brasileiro Especializado (Cristiano Müller);
- Guias locais certificados UIAGM e Assistentes de Guia aptos para comunicarem-se em espanhol (proporção de 1 guia / assistente para cada 2 clientes);
- Carregadores / Cozinheiros até o Acampamento Alto do Huayna Potosí;
- Taxas de acesso ao Parque Nacional;
- Alimentação (pensão completa) no Refúgio do Huayna Potosí;
- Kit de primeiros socorros e oxímetro (de propriedade do líder da expedição);
- Equipamentos coletivos na montanha (corda, estacas, parafusos de gelo, etc);
- Certificado de Participação emitido pela No Topo do Mundo;
- Suporte para compra, aluguel e conferência de equipamentos individuais antes e durante a expedição.
Não incluído no preço:
- Passagens aéreas e taxas de embarque internacionais;
- Roupas e equipamentos individuais de montanha;
- Gorjetas para o staff (guias, carregadores, cozinheiros);
- Seguro de viagem / médico / resgate ou de vida;
- Refeições em La Paz e as que não estiverem mencionadas no roteiro;
- Transfer in/out se o voo internacional for em data diferente do itinerário;
- Em caso de volta antecipada / abandono da expedição, por motivos pessoais ou médicos, os gastos serão por conta do participante.